No volume 62 do mangá One Piece, que saiu em maio deste ano, ao retirar a capa destacável do livro, encontra-se a seguinte ilustração na capa interna:
Após o terremoto e tsunami que devastou o Japão, vários artistas de mangá publicaram ilustrações de seus personagens mais famosos mandando mensagens de apoio aos japoneses, como forma de tentar levantar a moral e ânimo das pessoas. O criador de One Piece, Eiichiro Oda, fez a mesma coisa, e sua mensagem foi publicada nesse volume do mangá.
Na ilustração, Luffy grita "Eu estou muito bem!" enquanto a maioria dos outros personagens chamam sua atenção dizendo "Você não importa!" e por último, a Nami diz "Agora é a nossa vez de torcer por vocês!".
A frase de Luffy, até faz sentido para o personagem, já que na maioria das vezes ele é meio cabeça-oca e diz coisas totalmente fora do contexto da situação. Logo, os outros personagens lhe dando bronca é plausível, já que eles querem dizer a Luffy que ele tem que gritar apoio às pessoas, e não falar dele.
Acontece que a ilustração foi bastante criticada em diversos fóruns de discussão no Japão. O motivo? A ordem de leitura dos balões. Se você ler os dois primeiros balões em ordem invertida, acaba tendo a seguinte sequência: "Você não importa!" - "Eu estou muito bem!". Muitos japoneses interpretaram isso como um tipo de mensagem subliminar do autor, onde ele quer dizer que não está nem aí para a situação das pessoas ou país, já que ele está são e salvo. E, levando em conta que o autor é famoso por ser isolado e não gostar de aparecer em público, dar entrevistas, etc., muitos japoneses acabaram reforçando a imagem de alienado que ele já tinha.
Provavelmente por causa dessa polêmica e crítica toda, quando o volume 63 saiu em agosto, a última capa do livro continha esta ilustração:
Nesta, a mensagem é simples e direta: "Um nakama (companheiro / amigo) meu não deve ficar de cara fechada! Anime-se! - Straw hat Luffy, capitão de navio pirata". Será que foi a melhor forma de amenizar toda a raiva em relação à ilustração anterior? Ao mesmo tempo, fico pensando se toda a polêmica não foi um exagero. Mas claro que, provavelmente pelo momento em que todos estavam tão sensíveis e vulneráveis, ofender-se (mesmo que seja através da ordem errada de leitura dos balões) poderia acontecer mesmo.
Agora, o mais engraçado. Mesmo após esse episódio todo, os volumes bateram recordes de tiragem / venda no Japão. Ou seja, independente de o autor ter sido (ou não) um babaca, todo mundo lá ainda gosta de ler One Piece.
Um comentário:
O que você comentou no texto, sobre o fato dos japoneses estarem sensíveis depois da tragédia, relamente pode justificar a polêmica. Mas o autor teria que ser muito idiota pra realmente botar uma mensagem que diz "você não importa" propositalmente, com a intenção de ofender. Provavelmente foi uma sequência infeliz de quadrinhos mesmo.
Postar um comentário