16 de dez. de 2011

O trabalho de Takehiko Inoue

O artista Takehiko Inoue é considerado um gênio da área no Japão. Seus trabalhos são uma sequência ininterrupta de sucessos de crítica e venda, e uma grande influência até mesmo para o comportamento da sociedade japonesa. Seu traço é de uma beleza e realismo únicos, além das narrativas que simplesmente não dá pra chamar seus trabalhos apenas de "quadrinhos". 


Entre seus trabalhos mais famosos: 
Slam Dunk, um mangá de basquete, com sequências de ação de tirar o fôlego pela força e fluidez dos movimentos, e um retrato de juventude tão puro e carismático, que transformou o esporte em um dos mais populares do Japão.




Vagabond, talvez sua obra com o traço mais realista e menos "quadrinizado" possível, onde cada iamgem poderia ser perfeitamente um quadro único. Baseado no livro Miyamoto Musashi, que conta a história de um samurai e seu desenvolvimento pessoal como humano e guerreiro.



Real, outro mangá sobre basquete, mas desta vez, o esporte retratado na modalidade de deficientes físicos.




Mas como é o processo de trabalho de Inoue? Como funciona seu dia-a-dia, seu ambiente, ter que lidar com os prazos sempre apertados, conseguir expressar o que realmente deseja em suas páginas de história?
O programa japonês Professional - Perspectives on Work acompanhou por alguns dias o artista, e mostrou quase tudo sobre a vida dele.

Os vídeos são um bocado velhos, só tem legendas em inglês (mas a tradução está bem simples e clara) e o total dá quase 1 hora de duração, mas garanto, vale muito a pena assistir. É tudo muito impressionante, e até mesmo inspirador, principalmente pra quem trabalha com arte, criação, etc.







Ah, fuçando pelo Google achei essa ilustração super bacana de Inoue, parabenizando Eiichiro Oda, o autor de One Piece, pelos 10 anos de publicação (em 2007). Olha que foda o Luffy desenhado por ele!


Dica dos vídeos: Paulo Eduardo Ribeiro!

Nenhum comentário: