7 de out. de 2011

The Tatami Galaxy


The Tatami Galaxy (título original: Yojohan Shinwa Taikei) é uma série em anime baseada num romance japonês de mesmo nome, escrito por Tomihiko Morimi. A série foi exibida entre o final de 2010 e começo de 2011 no Japão e teve duração de 11 capítulos.


A história é contada por "eu" (Watashi), já que o narrador é o próprio protagonista, um estudante universitário de Kyoto. Ele narra os acontecimentos de sua vida desde que entra na faculdade a partir do momento em que se inscreve em um dos vários círculos sociais que existem no campus.
Até aí tudo bem, parece só mais uma historinha de estudante japonês e suas desaventuras amorosas. O diferencial está na inscrição do círculo social. A cada capítulo novo, a história volta no começo de tudo, e o protagonista se inscreve em um círculo diferente, ou seja, passamos a ver universos paralelos de sua vida, onde mostra a rotina dele em cada um dos círculos ("clube do tênis", "apreciação de filmes" e até absurdos como "vendedores de mel") apesar de que em todos eles aparecem os mesmos coadjuvantes e até mesmo algumas situações se repetem, apesar de serem em contextos diferentes. E tudo isso culmina em um final que... bom, digamos que tudo faz sentido.



O que mais chama a atenção neste anime é o traço. O character design ficou por conta do artista Yusuke Nakamura (mais conhecido por ser responsável pelas capas dos discos da banda Asian Kung-fu Generation), que tem um traço bem fora do comum de animes / mangás tradicionais. 
O anime segue fielmente seu estilo, de linhas simples e limpas, e brinca bastante com cores e texturas que normalmente pareceriam totalmente fora de contexto, criando um mundo bastante colorido, um tanto nonsense, e com um certo ar de nostalgia, já que uma das principais características de Nakamura é criar ambientações que lembram o Japão dos anos 50-60.



Mas o anime não é só belo, é bastante divertido também! A narração do protagonista é extremamente detalhada e acelerada, bem difícil de acompanhar, lembrando a sensação de uma pessoa pensando de verdade em tempo real. Algumas situações beiram o absurdo, e a excessiva cartunização de certos personagens chegam a ser extremamente engraçadas, em contraste com os que têm feições mais comuns.



Gosto bastante desta série por ser bem diferente de animes mais tradicionais, tanto pela narrativa quanto pelo traço e animação em si. É uma boa opção pra quem gosta de animações japonesas mas que está procurando algo diferente do que está acostumado, e quer se divertir. Aliás, neste último quesito, Tatami Galaxy se saiu muito bem. Quem tiver a oportunidade de assistir, recomendo muito.
Ah, segue a introdução da série. A música é do Asian Kung-fu Generation:


Um comentário:

lais disse...

Fiquei tão curiosa pra assistir agora! Eu tinha visto o ~cartaz~ em algum lugar e achei a arte interessante, mas não sabia que era uma série. Sabendo que o enredo é tão diferente, vou baixar pelo menos os primeiros episódios! :)