26 de out. de 2011

Super Mario Bros + Tetris = ?

Em 1985 um tal de Shigeru Miyamoto e um tal de Takashi Tezuka lançaram para o NES um jogo chamado Super Mario Bros. Era a continuação de um do Mario Bros. lançado para fliperama, mas diferente do estilo mini-game era um jogo de plataforma ondes os personagens avançavam pelas fases pulando em cima de seus inimigos, comendo cogumelos e tirando dinheiro de pedras. O jogo se tornou um marco na história dos videogames, sendo o mais famoso e até um tempo atrás o mais vendido. Sua trilha sonora, composta por Koji Kondo, também é uma das mais reconhecidas.


Como todo jogo que atinge tremendo sucesso, o projeto inicial de Super Mario Bros era bem diferente do atual. Provavelmente com uma mecânica de tiro, porém descartada por questões técnicas com o controle. Até o poder dos personagens ficaram maiores  foi introduzido por uma mudança de planos no desenvolvimento. Os cenários foram projetados com o Mario pequeno, mas depois resolveram fazer o personagem maior, então decidiu-se que isso seria um power up dentro do jogo. Curiosidade, para diferenciar os cogumelos dos goombas, o primeiro power up que aparece no jogo foi projetado para ser difícil de escapar (mas eu conheço gente que consegue perder essa).


Antes do Mário, em 1984, o russo Alexey Pajitnov que trabalhava para a Academia de Ciência de URRS desenvolveu um puzzle chamado Tetris. O nome veio por causa das peças compostas sempre por quatro elementos, aí ele usou o prefixo tetra, com uma mistura de tênis (o esporte, não o sapato). Logo esse jogo se tornou uma febre, infelizmente Alexey só começou a receber por sua criação em 1996.
Esse foi o jogo com mais ports até hoje, celulares, plataformas de videogames, mini-games, calculadoras e vários outros aparelhos eletrônicos!


E agora fiquem com este joguinho:


Mais Jogos

Nenhum comentário: