6 de out. de 2011

Cup Noodles e a cultura pop japonesa

Os últimos comerciais do Cup Noodles (que é da Nissin) no Japão foram feitos com a intenção de levantar o ânimo dos japoneses com a frase "Este país tem uma força fundamental", devido à tragédia do terremoto que ocorreu este ano.
O bacana foi terem usado dois ícones da cultura pop japonesa. O primeiro comercial é uma sequência do criador do mangá Vagabond, Takehiko Inoue, pintando uma enorme tela de seu personagem principal, Musashi. A mensagem nele fala de que quando cada pessoa tentar ser mais forte, o Japão seguirá em frente:


O segundo comercial - que eu vi originalmente no Garotas Nerds - é o Gundam (o modelo da primeira série, de 1979) se levantando com uma chaleira. E o mais legal é que usaram a estátua em escala real que existe mesmo no país. Neste a mensagem usa o ato do robô se levantando como forma de criar coragem, e o "Boil Japan" é um trocadilho com o verbo em japonês, que é "waku" ou "wakasu", que pode ser tanto "ferver" quanto usar no termo "encorajar", ou seja, tem um duplo sentido aí que só os japoneses entendem: 


E tem um outro, um pouco mais velho, que não é do Cup Noodles, nem com a mensagem de encorajamento (já que este passou antes da tragédia), mas que é de um outro produto da Nissin, só estou citando porque é bem bacana e nonsense. Ele usa os soldados do exército Shocker, que eram os vilões do primeiro Kamen Rider. A graça está no trocadilho com "shock", onde no final do comercial falam "chocado com a espessura! chocado com o quanto é delicioso!" 



(Só fiz este post porque ultimamente eu ando muito viciado em miojo. Sério, cheguei a comprar tudo quanto é tipo de sabor que vi pela frente no mercado)

Um comentário:

lais disse...

Daora! Eu tinha visto a propaganda do Gundam mas nem tinha entendido o contexto e o trocadilho. Agora tudo faz sentido, haha