Em 1921 um engenheiro chamado Max Braun estabeleceu uma oficina na Alemanha e oito anos depois já estava produzindo rádios se tornando o principal fabricante de rádio do país. Após sua morte em 1951 seus filhos, Artur e Erwin, decidiram adotar um programa de design, contratando profissionais associados a Hochschule Fur Gestaltung, Ulm. Designers importantes como Otl Aicher estavam presentes, mas nesta história um nome se destaca mais que o resto: Dieter Rams.
Assumindo uma estética minimalista, eliminando tudo que era supérfluo de seus projetos, Dieter Rams definiu a identidade visual da Braun e seus projetos, feitos para o uso doméstico, estão hoje em muitos museus pelo mundo.
Dez princípios do bom design de Rams:
- Bom design é inovador
- Bom design faz um produto ser útil
- Bom design é estético
- Bom design nos ajuda a entender um produto
- Bom design é discreto
- Bom design é honesto
- Bom design é durável
- Bom design se preocupa com os mínimos detalhes
- Bom design se preocupa com o meio ambiente
- Bom design é o menos design possível
Mesmo depois de tantos anos seus trabalhos ainda são esteticamente agradáveis e funcionais, não devendo nada aos projetos dos produtos de hoje em dia, tanto que seu estilo influenciou até mesmo Jonathan Ive, designer da Apple, que projetou produtos como o iMac, iPod e iPhone, produtos que se tornaram símbolos estéticos e de design na última década.
No documentário Objectified, do mesmo diretor de Helvetica, Dieter Rams diz que a Apple é uma das poucas companhias que desenvolvem os produtos de acordo com seus princípios.
Espero que tenham gostado desse papo sobre um pouco da história do design, até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário